top of page

Qual a diferença entre quimioprevenção e quimioterapia?

A quimioprevenção e a quimioterapia são dois termos relacionados ao tratamento do câncer, mas cada um tem um propósito e aplicação diferente. É importante entender as diferenças entre essas duas abordagens para entender qual delas é a mais adequada para cada caso.


Quimioprevenção


A quimioprevenção é uma abordagem preventiva que utiliza medicamentos para prevenir o desenvolvimento de câncer. Esses medicamentos são geralmente administrados a pessoas que apresentam alto risco de desenvolver câncer devido a fatores como histórico familiar, exposição a agentes cancerígenos ou mutações genéticas conhecidas. A quimioprevenção não é usada para tratar o câncer existente, mas sim para reduzir o risco de desenvolvê-lo no futuro.


Os medicamentos usados na quimioprevenção podem incluir anti-inflamatórios, antioxidantes e bloqueadores hormonais. Esses medicamentos são geralmente prescritos por um médico especialista em câncer e devem ser tomados conforme as orientações do médico.


Quimioterapia


A quimioterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza medicamentos para matar as células cancerosas no corpo. Esses medicamentos são geralmente administrados por via intravenosa ou oral e viajam pelo corpo para atingir as células cancerosas em todo o organismo. A quimioterapia pode ser usada como tratamento primário para o câncer, para diminuir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou para ajudar a controlar o crescimento do tumor após a cirurgia.


A quimioterapia pode ter efeitos colaterais significativos, incluindo náuseas, vômitos, fadiga, queda de cabelo e diminuição da função imunológica. O tratamento é geralmente administrado em ciclos, com períodos de tempo para permitir a recuperação entre cada ciclo.


Diferença entre quimioprevenção e quimioterapia


A principal diferença entre a quimioprevenção e a quimioterapia é o objetivo do tratamento. A quimioprevenção é uma abordagem preventiva que visa reduzir o risco de desenvolver câncer, enquanto a quimioterapia é uma abordagem terapêutica que visa tratar o câncer já existente.


Outra diferença importante é que os medicamentos usados na quimioprevenção são geralmente administrados por um período mais longo e em doses menores do que os usados na quimioterapia. Isso ocorre porque a quimioprevenção visa reduzir o risco de desenvolver câncer ao longo do tempo, enquanto a quimioterapia é um tratamento intensivo para combater o câncer existente.


Por fim, a quimioprevenção geralmente é recomendada para pessoas que apresentam alto risco de desenvolver câncer devido a fatores de risco conhecidos, enquanto a quimioterapia é geralmente recomendada para pacientes que já foram diagnosticados com câncer.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page