top of page

Por que o câncer infantil é diferente?

O câncer infantil é um assunto delicado e muito preocupante. Embora seja menos comum do que o câncer em adultos, o diagnóstico dessa doença em crianças é sempre uma situação delicada, que requer um olhar atento e cuidadoso.


Diferentemente do câncer em adultos, que costuma estar associado a fatores como idade avançada, exposição prolongada a agentes carcinogênicos, estilo de vida e outros fatores de risco, o câncer em crianças e adolescentes é um tipo de doença que possui características próprias e bem diferentes.


Entenda melhor as particularidades do câncer infantil:


  • Células normais formam tecidos e órgãos

As células do nosso corpo são responsáveis pela formação dos tecidos e órgãos. Elas se dividem e se multiplicam de maneira controlada e coordenada, formando as diferentes partes do corpo. No entanto, algumas vezes ocorrem mutações genéticas que podem levar ao surgimento de células anormais.


  • Divisão celular e mutação genética

Durante a divisão celular, quando as células se multiplicam, podem ocorrer mutações genéticas. Essas mutações podem ocorrer naturalmente ou serem causadas por fatores ambientais, como exposição à radiação, por exemplo.


  • Células mutadas que não conseguem amadurecer

Quando ocorrem mutações genéticas, algumas células perdem a capacidade de amadurecer e diferenciar-se em células especializadas. Essas células continuam com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada.


  • Câncer

As células mutadas dão origem ao câncer, que pode invadir os órgãos e tecidos do corpo, comprometendo seu funcionamento e colocando em risco a vida do paciente.


Em geral, o câncer em crianças e adolescentes costuma crescer mais rapidamente do que o câncer em adultos, devido às particularidades celulares. Porém, por outro lado, os tumores infantis são mais sensíveis à quimioterapia e apresentam chances de cura de até 80%.


Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer em seus filhos. Alguns dos sintomas mais comuns incluem dores de cabeça persistentes, cansaço excessivo, perda de peso sem motivo aparente, febre prolongada e inchaço em algum ponto do corpo.


Em caso de suspeita, é importante procurar um médico especialista para a realização de exames e diagnóstico precoce. A identificação precoce do câncer infantil aumenta significativamente as chances de cura e pode evitar complicações mais graves.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page