top of page

Mitos sobre a doação de medula óssea

A doação de medula óssea é um procedimento médico muito importante que pode salvar a vida de pessoas com doenças graves de sangue ou da medula óssea, como a leucemia. No entanto, muitas pessoas ainda têm medo ou desconhecem como é o processo de doação de medula óssea, o que leva a uma série de mitos e equívocos em torno do assunto.


Vamos te mostrar os mitos mais comuns sobre a doação de medula óssea.


Mito 1: A doação de medula óssea é um procedimento doloroso e perigoso


Muitas pessoas acreditam que a doação de medula óssea é um procedimento extremamente doloroso e perigoso. Na verdade, o processo de doação de medula óssea é relativamente simples e seguro.

Existem dois métodos principais de doação de medula óssea: a coleta de células-tronco da medula óssea (por meio de uma agulha inserida no osso da bacia) e a coleta de células-tronco do sangue periférico (por meio de uma máquina que filtra as células-tronco do sangue do doador). Ambos os métodos são feitos sob anestesia geral ou sedação e, portanto, o doador não sente dor durante o procedimento.


Mito 2: Doar medula óssea é um processo demorado e difícil


Algumas pessoas acreditam que o processo de doação de medula óssea é demorado e difícil. Na verdade, o processo de doação de medula óssea pode ser feito em um único dia, dependendo do método de doação escolhido.


Mito 3: A doação de medula óssea é apenas para pessoas jovens e da mesma família


Algumas pessoas acreditam que apenas pessoas jovens e saudáveis podem doar medula óssea. Na verdade, qualquer pessoa saudável entre 18 e 35 anos de idade pode se inscrever como doador de medula óssea. O doador também não precisa ser da mesma família, mas é necessário que haja a compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea, então quanto mais pessoas se inscreverem como doadoras, maior será a chance de encontrar um doador compatível.


Mito 4: A doação de medula óssea é prejudicial à saúde do doador


Algumas pessoas acreditam que a doação de medula óssea pode ser prejudicial à saúde do doador. Na verdade, a doação de medula óssea é um procedimento seguro e não apresenta riscos significativos à saúde do doador. Após a doação, o corpo do doador é capaz de substituir as células-tronco perdidas em poucas semanas.



A doação de medula óssea pode salvar vidas e é um processo seguro. É importante que as pessoas recebam informações precisas e confiáveis sobre a doação de medula óssea para que possam tomar decisões informadas sobre o assunto.


Se você estiver interessado em se tornar um doador de medula óssea, consulte um hematologista e saiba mais sobre o processo e os requisitos necessários para se tornar um doador.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page