top of page

7 chás que melhoram o mal estar durante a quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento comum para pacientes com câncer, mas muitas vezes os efeitos colaterais podem ser desagradáveis, incluindo mal estar, náuseas e vômitos. Felizmente, existem maneiras naturais de lidar com esses sintomas, e uma delas é através do consumo de chás.


Tomar uma xícara de chá dias antes, durante e após a quimioterapia pode ajudar a reduzir esses sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Aqui estão sete dos melhores chás para pacientes durante o tratamento oncológico:


  1. Hortelã: A hortelã é conhecida por seus efeitos antieméticos, o que significa que pode ajudar a reduzir náuseas e vômitos. Além disso, a hortelã tem um sabor refrescante que pode ajudar a aliviar a boca seca ou a sensação de gosto ruim que às vezes acompanha a quimioterapia.

  2. Espinheira Santa: A espinheira santa é uma planta medicinal utilizada para o tratamento de problemas digestivos, incluindo refluxo e azia. Como esses sintomas são comuns em pacientes submetidos à quimioterapia, a espinheira santa pode ser uma boa opção para aliviar o desconforto.

  3. Guaçatonga (erva de bugre): A guaçatonga é uma erva conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela pode ajudar a aliviar a gastrite, um problema comum em pacientes que passam por quimioterapia.

  4. Camomila: A camomila é uma erva calmante, com ação relaxante e também possui propriedades anti-inflamatórias. Ela é frequentemente recomendada para pessoas que sofrem de insônia ou ansiedade, mas também pode ser útil para reduzir enjoos e náuseas.

  5. Cidreira: A cidreira é uma erva comum na medicina tradicional brasileira, frequentemente utilizada para problemas digestivos. Ela pode ajudar na digestão e aliviar dores de estômago, sintomas comuns em pacientes submetidos à quimioterapia.

  6. Erva Príncipe: A erva príncipe é conhecida por sua ação relaxante e antidepressiva. Ela também pode ajudar na digestão, o que pode ser útil para pacientes que sofrem de náuseas e vômitos durante o tratamento.

  7. Gengibre: O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele pode ajudar a reduzir náuseas e vômitos e também tem propriedades analgésicas, o que pode ser útil para pacientes que sofrem de dor.


Por fim, o simples hábito de tomar chá pode ser uma estratégia simples e eficaz para aliviar os sintomas desagradáveis durante o tratamento de quimioterapia. Se você é um paciente de quimioterapia, experimente um ou mais desses chás e veja se eles podem ajudar a melhorar seu bem-estar. Lembre-se sempre de conversar com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento complementar




19.561 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page