top of page

Como doar medula óssea?

Doar medula óssea é um ato de generosidade e amor ao próximo, que pode salvar vidas. A medula óssea é um tecido encontrado dentro dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Algumas doenças, como a leucemia, podem danificar a medula óssea e impedir a produção adequada de células sanguíneas. Nesses casos, um transplante de medula óssea pode ser a única opção de tratamento.


Existem dois métodos principais de doação: o primeiro é o transplante de medula óssea de um doador vivo, e o segundo é a doação de medula óssea de um doador registrado em um banco de doadores.


Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em boas condições de saúde. O processo começa com o cadastro em um banco de doadores, como o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no Brasil. O cadastro pode ser feito em postos de coleta espalhados por todo o país ou pela internet.


Após o cadastro, é feita uma análise do sangue do doador para verificar se ele é compatível com algum paciente que esteja precisando de um transplante de medula óssea. Se houver compatibilidade, o doador será chamado para realizar novos exames e, se tudo estiver certo, será agendada a doação.


O método de doação mais comum é a doação por aférese, em que o doador recebe um medicamento para aumentar a produção de células sanguíneas na medula óssea. As células sanguíneas são coletadas do sangue do doador por meio de um equipamento que separa as células da medula óssea do restante do sangue. O procedimento é feito em um hospital ou em uma clínica especializada e dura cerca de 4 horas.


Outro método de doação é a doação de medula óssea por punção, em que é feita uma pequena cirurgia para retirada da medula óssea do doador. Esse método é mais invasivo e pode exigir uma recuperação mais longa, mas ainda assim é seguro.


É importante ressaltar que a doação de medula óssea não é dolorosa e não causa danos permanentes à saúde do doador. Os possíveis efeitos colaterais incluem dor de cabeça, dor nas costas e nos ossos, mas geralmente desaparecem em alguns dias. Quer se tornar um doador e ajudar a salvar uma vida? Faça seu cadastro REDOME e ajude a salvar uma vida.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page