top of page

Tipos de câncer mais comuns em crianças de 0 a 14 anos

O câncer é uma doença que assusta e causa preocupação em todos, principalmente quando afeta crianças. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é considerado raro, mas ainda assim é uma importante causa de mortalidade na faixa etária de 0 a 14 anos.


Existem diferentes tipos de câncer que podem afetar as crianças, sendo os mais comuns:


Leucemia: é o câncer do sangue mais comum em crianças, correspondendo a cerca de 33% dos casos de câncer infantil. É caracterizado pelo aumento na produção de células brancas anormais na medula óssea, prejudicando a produção das células sanguíneas normais.


Tumores cerebrais: correspondem a cerca de 20% dos casos de câncer infantil. Podem ser benignos ou malignos e afetam o cérebro ou o sistema nervoso central.


Linfomas: são cânceres que afetam o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo e correspondendo a cerca de 14% dos casos de câncer infantil. São divididos em dois tipos: Hodgkin e não-Hodgkin.


Neuroblastoma: é um tipo de câncer que afeta as células nervosas. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no abdômen e corresponde cerca de 16% dos casos de câncer infanti


É importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer em crianças. Os principais sintomas incluem febre e perda de peso sem explicação, hematomas, sangramentos e anemia, dores de cabeça, tontura e falta de equilíbrio ou coordenação, alterações nos olhos, inchaços ou pupila branca, caroços no pescoço, axila e virilha, tosse persistente, falta de ar ou sudorese noturna, inchaço abdominal, cansaço ou dor nas pernas e braços.


O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, é importante que os pais estejam atentos aos sinais e sintomas e levem as crianças ao médico regularmente. O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer e pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia.


Compartilhe esse artigo com um amigo e nos ajude na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer em crianças.



#casaninho #todoscontraocancer #acolhida #oncologia #oncologiapediatrica #cancerinfantil #transplante #transplantedefigado #quimioterapia #tratamentooncológico



1 visualização0 comentário
bottom of page