top of page

Entendendo termos oncológicos

Quando se trata do diagnóstico e tratamento do câncer, muitos termos podem ser difíceis de entender. Mas é importante compreender o significado desses termos para ter uma melhor compreensão da doença e dos próximos passos no tratamento. Saiba sobre quatro termos oncológicos comuns.


  • Metástase

A metástase é quando as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo a partir do local onde o câncer se iniciou. Isso pode acontecer através do sistema linfático ou pelo sangue. A metástase é uma das principais causas de mortalidade em pacientes com câncer, e o tratamento depende de quão avançado está o processo metastático.


  • Linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que é responsável por produzir e transportar as células que combatem a infecção. Existem dois tipos principais de linfoma: Hodgkin e não-Hodgkin. O tratamento do linfoma geralmente envolve quimioterapia, radioterapia e/ou terapia biológica.


  • Pólipos

Os pólipos são pequenos crescimentos que podem se desenvolver no revestimento interno do corpo, incluindo o cólon, estômago e útero. Embora nem todos os pólipos sejam cancerígenos, alguns podem se tornar cancerosos ao longo do tempo. Por isso, é importante monitorar a saúde e fazer exames regulares.


  • Neoplasia

A neoplasia é um termo médico usado para descrever o crescimento anormal e não controlado de células. Essas células podem formar tumores benignos ou malignos, que podem ser cancerígenos ou não. O tratamento de uma neoplasia depende do tipo de tumor, da localização e do estágio em que se encontra.



Compreender esses termos oncológicos pode ajudar a saber quais são os próximos passos em um diagnóstico de câncer e como proceder com o tratamento. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar ao médico ou equipe de saúde responsável pelo tratamento.


Lembre-se, o diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento. Por isso, é importante fazer exames regulares e monitorar a saúde. Se você ou alguém que conhece está enfrentando uma batalha contra o câncer, saiba que existem muitos recursos e apoio disponíveis. Não hesite em procurar ajuda.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page