Doação de Sangue

A importância da doação de sangue

A doação de sangue tem o poder de salvar vidas, especialmente de pessoas que necessitam de tratamentos e intervenções médicas como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas! E apesar de ser tão importante, ainda são baixos os números de doações, por conta do medo que a falta de informação sobre o assunto pode causar. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, por exemplo, a doação não afina o sangue. O que acontece após a doação de sangue, é a reposição do volume e componentes do sangue para o estado natural de antes da doação. Além disso, a coleta do sangue é super rápida (cerca de 15 a 20 minutos), indolor e segura (todo o procedimento é feito com material esterilizado, descartável) para não apresentar nenhum risco para o doador.


Regras para doar sangue:

Antes de doar sangue, é necessário que o candidato cumpra alguns pré requisitos que são definidos por normas nacionais e internacionais, a fim de garantir a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores. Também é importante destacar que a doação deve ser consciente, portanto, é fundamental ser sincero na entrevista. A honestidade também salva vidas. Confira quais são os requisitos básicos para doação de sangue:

● Se alimentar adequadamente: o candidato não pode estar em jejum e precisa priorizar alimentos leves (nada de “bacon”, ovos, feijoada, etc.) e aguardar pelo menos 3 horas para doação após qualquer refeição.

● Se hidratar bastante: a doação corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto esse fator é fundamental.

● Ter o peso mínimo (50kilos): o volume de sangue total a ser coletado pode variar de acordo com o peso do doador. Para os homens, não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso.

● Ter entre 16 e 69 anos. Em caso de pessoas menores de 18 anos, é necessário documento de autorização de pais ou responsáveis.

● Ter descansado bem e dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

● Apresentar documento de identificação, como Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE - Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação.


O que impede a doação de sangue temporariamente:

• Não respeitar os itens mencionados acima;

• Estar grávida ou amamentando;

• Ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses.


O que impede a doação de sangue permanentemente:

● Hepatite após os 11 anos de idade;

● Doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV);

● Doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

● Uso de drogas ilícitas injetáveis;

● Alcoolismo crônico;

● Cardiopatas graves;

● Mal de Parkinson;

● Malária


Onde posso doar sangue:

Para doar sangue, basta entrar em contato com a unidade de coleta de sangue mais próxima da sua região. Aproveite essa oportunidade para fazer parte dessa corrente. Sinta-se bem por fazer o bem! Quer ficar pertinho de tudo que acontece em nosso Ninho?


Acompanhe nosso dia a dia e novidades em primeira mão em nosso Instagram: @casaninhocaccc


#doacao #doacaodesangue #doesangue #doe #doesanguedoevida #doevida #doeamor

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo