top of page

A importância da vacinação

As vacinas são os agentes imunizadores mais seguros que existem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, elas salvam pelo menos de 4 a 5 milhões de vidas todos os anos.

As vacinas têm capacidade de induzir o sistema imunológico a preparar o organismo a combater doenças, seja por meio da ação de células ou de anticorpos específicos, doenças fatais, situação de enfermidades graves e até mesmo sequelas permanentes.




Como as vacinas atuam no corpo: A partir do momento que uma pessoa é vacinada, o corpo humano é exposto a micro-organismos que ajudam o sistema imunológico a produzir anticorpos, sem adoecer o indivíduo.

Isso ocorre porque as vacinas são compostas de microrganismos da própria doença, incentivando o corpo a atuar contra o agente causador.

Os principais benefícios das vacinas são:

  • Redução de doenças infecciosas;

  • Diminuição de doenças, medicamentos e hospitalizações;

  • Redução da mortandade

Principais doenças que as vacinam previnem: As vacinas são disponibilizadas gratuitamente em todos os postos de saúde pelo maior programa de vacinação pública do mundo (Programa Nacional de Imunizações – PNI) e ajudam a prevenir doenças de cunho genético ou eventuais, como: - Tuberculose - Hepatite B - Tétano - Poliomielite - Pneumonias, meningites, otites e sinusites - Rotavírus - Meningite - Febre amarela - Sarampo - Hepatite A - Varicela - Influenza

Calendário anual de vacinação: O Programa Nacional de Imunização (PNI), foi criado pelo Ministério da Saúde em 1973, com o objetivo de combater a proliferação de doenças graves, epidemias e surtos das grandes massas. Atualmente, o calendário anual de vacinação está disponível tanto em redes públicas de saúde quanto em clínicas particulares e é dividido por faixa etária, de acordo com a necessidade preventiva de cada idade.

Crianças

Adulto

Gestante

Idoso

Nascimento: vacina BCG e hepatite B

Hepatite B em 3 doses

Hepatite B em 3 doses

Hepatite B em 3 doses

2 a 4 meses: vacina pentavalente, vacina inativada poliomielite, vacina pneumocócica e a vacina rotavírus

Febre amarela em dose única

Dupla adulto contra difteria e tétano (dependendo do passado vacinal);

Febre amarela em dose única

5 meses: vacinas meningocócicas

Tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola

dTpa – tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, contra tétano, coqueluche e difteria, uma dose por gestação a partir da vigésima semana de gravidez;

Dupla adulto contra difteria e tétano ou tríplice

6 meses: vacina pentavalente e VIP

Dupla adulto contra difteria e tétano ou tríplice acelular do adulto

Vacina da gripe na sazonalidade.

Vacinas pneumocócicas 13 e 23

9 meses: vacina para febre amarela

1 ano: tríplice viral, vacina pneumocócica e vacinas meningocócicas

15 meses: vacina oral poliomielite (no SUS ou Penta nos serviços privados), hepatite A, DTP e SCRV tetra viral

4 anos: tríplice bacteriana, vacina oral poliomielite, vacina varicela e vacina febre amarela

9 anos para meninas e até 15 anos para meninos: HPV quadrivalente

10 aos 19 anos: vacina meningocócica ACWY

Importância da vacinação na infância:


Como observado na tabela acima, durante a infância a vacinação é ainda mais fundamental, pois quanto antes as crianças tomarem as doses, mais cedo estarão protegidas.


Pacientes oncológicos podem tomar vacina, tendo a doença ativa ou não, mas é indispensável a orientação de um oncologista para saber qual o melhor momento da vacinação, para que a resposta imunológica proporcionada seja a melhor possível.


Quer saber se a sua carteirinha está em dia?

Acesse o Calendário Nacional de vacinação: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

@casaninhocaccc

Fique pertinho de tudo que acontece em nosso Ninho, acompanhe nosso dia a dia e novidades em primeira mão.




#vacina #vacinação #imunização #vacinasim #vacinainfantil #saude #saudepublica #sus #carteirinhadevacinação #vacinaçãoemdia #conscientização #pacientesoncologicos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Leucemia

bottom of page